Serviços Periciais



As atividades dos usuários de computadores deixam “pegadas” que servem como provas em processos criminais, cível ou trabalhistas.

Os sistemas operacionais (Windows, Linux), pela própria engenharia de software, naturalmente escrevem no “Hard Disk” (HD) informações para seu uso que não são mostradas aos usuários.

Mesmo quando os usuários apagam (deletam) arquivos intencionalmente, os dados continuam gravados até que sejam sobrepostos e definitivamente descartados.

A atividade na Internet faz com que os Sistemas Operacionais gravem arquivos ocultos que revelam conteúdo, datas e horas, números de IPs envolvidos, etc. (número que identifica o usuário na Rede Mundial).

Tem-se a falsa idéia de anonimato da Internet, porém muitas vezes a identidade do usuário é revelada com precisão, mesmo se tratando de “Hacker”.

Discorrer sobre a influência da informática nos tempos de hoje é completamente desnecessário uma vez que é sabido que esta tecnologia se estende praticamente a todas as atividades sociais de forma crescente e sólida.

Assim, temos visto dados digitais servirem como provas em crimes de homicídio, furto, danos, pedofilia, injúria e difamação, concorrência desleal, pirataria, contrafação de marcas e patentes, sonegação de impostos, etc.

Enfim, qualquer que seja o delito que haja em cena um computador, sempre é recomendável exames periciais nas suas mídias.

Para tanto é preciso uma criteriosa analise por um perito especializado que utiliza técnicas de hardware e software específicos para a busca de dados que estão escondidos nas mídias.

2008-12-09

06:51:20







Site de Divulgação de Notícias Jurídicas e Serviços de Perícias e Investigações Científicas oferecendo Perito Assitente Técnico ou Perito Judiciário, baseados na lei 11.690 para Exames e Acompanhamentos em Processos Criminais Cíveis e Trabalhistas em casos de Perícias de Crimes de Informática, Grafotécnica, Documentoscopia, acidente de trânsito, Som, Comparação de Voz,Audio e Vídeo, Pirataria, Contrafação de Marcas e Patentes, etc

4