Serviços Periciais



Mesmo correndo o risco de fazer uma abordagem com pessoalidade, uma vez que já fui vítima de carta anônima, eu entendo que se trata da ação de pessoas incompetentes e covardes, insatisfeitas com determinadas situações das quais normalmente são partícipes, mas desprovidas de coragem e honestidade resolvem atacar outras pessoas de forma anônima, sob o pretexto de fazer algum tipo de justiça.

Sorrateiramente, elas lançam denúncias e insinuações de forma grosseira e sem compromisso com a prova legal se aproveitando do anonimato e dos eficientes serviços do Correio.

Se os fatos denunciados são verdadeiros e justos é de se esperar que haja forma legal e competente para conseguir os objetivos que não seja simplesmente desabonar e atingir a honra dos desafetos.

Portanto considero o remetente anônimo uma pessoa que, se em alguns casos não cometem uma ilegalidade, no mínimo sempre estão cometendo uma imoralidade.

Porém, há formas de se investigar tecnicamente visando identificar quem seria o autor das cartas. Tais técnicas são legais e podem formar um conjunto probatório suficiente para providências legais que se desejar ou que forem cabíveis

Mantendo-se o princípio de qualquer trabalho pericial, as chances de resultado aumentam quando há preservação da prova.

A carta recebida e seu envelope (fundamental) é o ponto de partida das investigações. Deve o destinatário, percebendo tratar-se de carta anônima, procurar manusear o mínimo possível.

De preferência, com as devidas cautelas deve-se tirar um “xerox” ou escanear e guardar copia e envelope “originais” em saco plástico para as devidas providencias investigatórias, mantendo longe de fonte de calor e umidade.

Deve-se decidir tão prontamente quanto possível e dar inicio as providências investigatórias e periciais, pois o tempo trabalha a favor do ”anônimo”.

Considerando que estes artigos também são lidos por pessoas de má fé não discutiremos aqui todas as possibilidades técnicas de perícias que poderão ser analisadas para cada caso;

Ainda porque, o objetivo não é instruir tais pessoas de como dificultar sua identificação.

Assim, as pessoas ou empresas interessadas em discutir o assunto podem entrar em contato que responderemos, dentro das possibilidades, as questões levantadas ou as estratégias de investigação.

O objetivo do artigo é deixar claro que existem possibilidades técnicas e estratégias investigatórias na identificação destas pessoas e que nem sempre eles estão protegidos pelo anonimato para fazer o que bem entenderem.

2013-03-23

13:58:59







Site de Divulgação de Notícias Jurídicas e Serviços de Perícias e Investigações Científicas oferecendo Perito Assitente Técnico ou Perito Judiciário, baseados na lei 11.690 para Exames e Acompanhamentos em Processos Criminais Cíveis e Trabalhistas em casos de Perícias de Crimes de Informática, Grafotécnica, Documentoscopia, acidente de trânsito, Som, Comparação de Voz,Audio e Vídeo, Pirataria, Contrafação de Marcas e Patentes, etc

21