Perito - Biometria e a Perícia


Serviços Periciais



O desenvolvimento de algoritmos mais sofisticados e com maior capacidade de coleta, modelagem 3D, imagem digital e processamento de uma variedade de identificadores individuais sustentam a tendência tecnológica em tornar os dispositivos biométricos mais eficientes e portáteis.

Segundo os especialistas, a área de maior crescimento é o multimodal biométrico. São sistemas que interligam várias características biométricas do mesmo indivíduo em único banco de dados.

A base da idéia é coletar dados biométricos durante as detenções e mantê-los em bancos de dados multimodais para comparações futuras.

São parâmetros biométricos as amostras de voz, vídeos que gravam imagens do rosto e maneirismos, impressões digitais e palmares, amostras caligráficas, padrões de íris, etc.

A tecnologia avança no desenvolvimento de dispositivos portáteis que coletam dados em locais de crimes ou peças envolvidas em atividades criminosas para pesquisas nestes bancos.

Assim, se determinados parâmetros são pobres para isoladamente identificar o criminoso, a interligação com outros dados formam um o conjunto probatório técnico para uma identificação segura.

Já existem empresas que trabalham em projetos de: 1) Análises de padrões das veias; 2) Identificação de odores corporais; 3) Identificação do formato das unhas; 4) Identificação do formato das orelhas; 5) Análises das pegadas e dinâmica do pé; 6) Termografia facial, etc.

Parece ficção científica, mas já são reais alguns dos recentes avanços da biometria.

Sobre reconhecimento facial

O reconhecimento facial está bastante evoluída onde já é possível incorporar fotografias de vários ângulos e mídias formando arquivos em 3D.

Softwares que podem analisar, pesquisar e identificar as imagens de rostos retirado de vídeos de vigilância, onde a qualidade de imagem é geralmente pobre e os indivíduos não olham a câmera diretamente.

O reconhecimento está até automatizado chegando ao nível de maturidade em que pode ser implantado operacionalmente em ambientes de segurança para fins de investigações.

Sobre impressões digitais e palmares

Os maiores avanços foram na maior funcionalidade de dispositivos portáteis.

Dispositivos portáteis que cabem no bolso e que captam e armazenam as impressões digitais de alta qualidade incluindo as impressões latentes, podendo ser interligados à bancos remotamente, dispensando a presença física do perito ou investigador nos laboratórios, agilizando a investigação.

Sobre reconhecimento de voz

Softwares com sofisticados algoritmos que permitem a comparação da voz automatizada entre as amostras de vozes diferentes.

Enfim, a tendência é que os sistemas e dispositivos continuarão a encolher de tamanho e a evoluir. A biometria aproveita as tecnologias das câmeras digitais, óptica, reconhecimento de padrões e, principalmente, do poder de computação e outras tecnologias de base que continuarão a melhorar a um ritmo quase incompreensível.

2009-11-12

01:27:38







Site de Divulgação de Notícias Jurídicas e Serviços de Perícias e Investigações Científicas oferecendo Perito Assitente Técnico ou Perito Judiciário, baseados na lei 11.690 para Exames e Acompanhamentos em Processos Criminais Cíveis e Trabalhistas em casos de Perícias de Crimes de Informática, Grafotécnica, Documentoscopia, acidente de trânsito, Som, Comparação de Voz,Audio e Vídeo, Pirataria, Contrafação de Marcas e Patentes, etc

10